sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PROJETO POSTURA CORPORAL

O Projeto da Postura Corporal foi desenvolvido com todos os anos. Foi tratado com uma linguagem especifica para cada faixa etária. Primeiramente foi passado noções e cuidados que devemos possuir durante a infância e a adolescência para termos uma postura correta (pés, coluna, ombros, alinhamento,...). Cuidados como sentar ou ficar de forma correta. Por isso devemos:
- Evitar carregar muito peso ou transportar objetos pesados apenas de um lado do corpo, isso também vale para uma mochila escola;
- O peso carregado não deve ultrapassar 10% do peso corporal;
- Alimentar-se corretamente evitando sobrepeso;
- Cuidado com pancadas, quedas ou movimentos bruscos;
- Praticar exercícios regularmente.

Tomando esses cuidados podemos evitar deformações da coluna como:
A - Lordose- É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.
B - Cifose - É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
C - Escoliose - É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural.  A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.

PÉS: São responsável pela dinâmica do corpo, suporta o peso, ajuda na propulsão e amortecimento durante a marcha e corrida. Por isso precisamos evitar deformações como:
Pés valgos: profanação - peso do corpo no arco do pé.
Pés varos: supinação envisão – peso do corpo.
Pés equino: caminha na ponta dos pés – calcanhar fica fora do solo.

Exercícios para verificar:
Traçar uma linha na coluna flexionada e os braços na altura do joelho (escoliose);
Deitar e elevar as pernas num ângulo de 90° graus (lordose);

Em pé colocar um pendulo e verificar as inclinações dos ombros, de costas verificar elevações na coluna (cifose).

OS ALUNOS REALIZARAM  JUNTAMENTE COM A PROFESSORA MARA TESTES PARA DETECTAREM ESSES PROBLEMAS EM ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário