Projetos

ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL
    Está funcionando desde fevereiro de 2005 a Escola Pública Integral na EEF Porto Novo. Os alunos dos 1° ao 9º ano permanecem na escola por 08 horas. Eles chegam às 7h30min e saem da Escola às 15h30min.
    O Projeto de Escola em Tempo Integral é o resultado de toda uma caminhada, um planejamento coletivo, um anseio da comunidade, que percebeu nesse projeto uma alternativa a mais para uma educação integral e de qualidade para as nossas crianças.
    O projeto está sendo desenvolvido numa parceria entre o Governo Estadual e Sociedade Civil.
    Sociedade Civil:
•  Associação SEARA: Sede para ocupação de parque infantil e futebol de campo e areia.
•  Pais: Contribuição da APP; Transporte dos alunos até a Escola.
    A Escola em Tempo Integral trabalha o Currículo Normal, intercalado com o Currículo Complementar: aulas de Xadrez, Dança, Natação, História Local, Artesanato, Informática, Língua Estrangeira Inglês, Literatura,  Brinquedoteca, Música, Artes Cênicas, Alemão, Sociologia e Jogos Matemáticos.
    Após o almoço, que é acompanhado pelos professores, os alunos fazem a escovação dos dentes orientada pelos professores, acontece a hora do soninho, um momento de relaxamento, onde cada aluno deita no seu colchonete e recobram as energias para a continuação das atividades no período vespertino.
N° de alunos EPI:238
Total de alunos: 238


GRÊMIO ESTUDANTIL


" O Grêmio Estudantil como entidade que representa e contribui na formação de suca cidadania"
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite aos alunos discutir, criar e fortalecer inúmeras possibilidades de ação, tanto no ambiente escolar como na própria comunidade.
O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
MEMBROS:
  • PRESIDENTE - VICE
  • SECRETÁRIO - VICE
  • TESOUREIRO - VICE
  • DIRETOR DE ESPORTES: TITULAR - VICE - AJUDANTE
  • DIRETOR DE CULTURA: TITULAR - VICE - AJUDANTE
  • SUPLENTES: 02
GRÊMIO ESTUDANTIL NA ESCOLA PORTO NOVO
É uma entidade democrática e representativa, onde os representantes deverão auxiliar nas atividades desenvolvidas na Escola, como a oratória, gincana, incentivo ao estudo, zelo pela escola, entre outras.

ORATÓRIA

O que é Oratória?
         Arte de se expressar através da palavra falada e dos gestos, de forma que os leitores construam e transmitam um discurso confiante, empático, organizado e com personalidade.
         Sabendo que é através da comunicação que o sujeito se relaciona, se integra à sociedade, demonstra seus sentimentos e se constitui de forma singular numa sociedade plural a EEF Porto Novo estará realizando o concurso de oratória interno.
 
        Trabalho este que será realizado em cada turma com seus professores regentes. De cada turma será  escolhido 1 aluno, que irá para a final. Na final será escolhido o melhor orador de 6º ao 9º ano.
 Objetivos:

- Valorizar a oratória, como forma de crescimento individual, aprimoramento e treinamento.
- Comprovar que a geração de oportunidades práticas, caracteriza-se como forma indiscutível de preparar e treinar novas lideranças.
Etapas:

01-  Escolha de um tema. 
02-  Elaboração do texto. (o professor regente com seus alunos dispõe da sua aula, uma ou duas, para encaminhar os trabalhos)
03-  Apresentação em sala e escolha do melhor. (a apresentação do texto deverá ser de 3 a 5 minutos)
04 - Apresentação final.
Itens a serem observados na oratória:
Postura – Fidelidade ao tema – Conteúdo – Apresentação - Tempo

Obs: os alunos do 9° ano que forem classificados serão automaticamente classificados para representar a escola no concurso de oratória da JCI.

AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR - 2º Semestre

             A avaliação (provão) oportuniza ao educando uma avaliação interdisciplinar, pois, na avaliação serão abordados assuntos de todas as disciplinas que o aluno tem. Em relação a nota obtida, o aluno terá duas notas a mais, que complementarão o 4º bimestre, sendo consideradas as notas específicas de cada matéria bem como também, a nota geral da avaliação.
             Dessa maneira essa avaliação é uma forma interdisciplinar de avaliar o aluno. Como constituição e corpo docente, a avaliação serve como forma de avaliarmos o rendimento escolar e as principais dificuldades dos alunos.

MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLA

          A musicalização surge no contexto escolar como uma oportunidade de sensibilizar, desenvolver a percepção e expressão do aluno com e na linguagem musical, priorizando a vivência musical em um processo lúdico, verbal e não verbal, onde ideias, sentimentos, emoções, improvisações (criações e produções) e recriações são resignificadas em seu contexto cultural.
Esta oportunidade oferecida aos alunos se equivale a padrões educacionais Europeus que instituem como disciplina obrigatória as atividades musicais na escola. É importante salientar que a educação musical no ambiente escolar não visa de maneira alguma à formação de grandes musicistas e/ou músicos profissionais, mas sim, desenvolver através da música valores voltados a criatividade, disciplina, autoconfiança, cooperação e integração além de estimular e contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo e motor.   



PROJETO MENTE INOVADORA

          A EEF Porto Novo, foi a única escola da GERED de Itapiranga a ser contemplada com o Projeto Mente Inovadora, que tem por objetivo principal ensinar os alunos a pensar e refletir, encorajá-los a "aprender a aprender". Através dos jogos do projeto (jogos de pensar) o aluno tem a possibilidade de desenvolver habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.
         Os alunos de 6º ano ao 9º ano receberam um kit contendo um jogo e material explicativo para que o mesmo possa ser jogado com as famílias, a fim de aumentar a interação entre alunos, pais e escola.

         Neste projeto o aluno passa por três etapas. A primeira é a do envolvimento com o jogo. Na segunda etapa, aluno e professor exploram e constroem estratégias, tomam decisões, planejam e resolvem problemas e na terceira e última etapa, constroem uma postura de cidadania, aplicando os conhecimentos construídos através dessa experiência concreta a outros aspectos de vida, nos estudos, no mercado de trabalho, na sua vida emocional e nas suas relações sociais e familiares.

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