quarta-feira, 16 de maio de 2012

Engajamento contra bullying chega à escola

    

        O Bullying é um ato de violência praticado intencionalmente, repetidas vezes, por um ou mais alunos contra outro estudante ou grupo. A prática resulta em situações constrangedoras para a(s) vítima(s) e pode provocar baixa autoestima, baixo rendimento, agressividade e até depressão e ideias suicidas.

Como identificar uma vítima de bullying

         De um modo geral, a vítima do bullying apresenta as seguintes características: não tem vontade de ir para a escola, apresenta baixo rendimento escolar, volta da escola com roupas ou livros rasgados, isola-se dos amigos e da família; muitas vezes, aparenta estar triste, deprimida, ansiosa ou aflita; fica agressiva sem motivo aparente; não gosta de si ou não se valoriza.

       Na Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, realizada em 2009, o IBGE entrevistou 60.973 estudantes da nona série do ensino fundamental em escolas públicas e privadas de todas as capitais brasileiras e do Distrito Federal. Foi identificado que, em relação aos 30 dias antecedentes ao levantamento, 30,8% dos estudantes entrevistados relataram haver sofrido bullying, seja de forma ocasional ou frequente.

      A pesquisa constatou que esses dados corroboram com a ideia de que a prática atinge todas as unidades escolares, independentemente de sua natureza administrativa. Também ficou comprovado de que é maior a proporção desse problema entre os alunos de escolas privadas (35,5%) do que entre alunos de unidades escolares públicas (29,5%). 

       A fim de proporcionar uma maior conscientização entre os alunos da EEF Porto Novo, a professora Marinês Kammler, trabalhou o tema Bullying com os alunos de 5º ano à 8ª série, através de um filme "Bullying: Agressões sem Limites" a também através de notícias e diálogos. Para conclusão dos trabalhos, os educandos criaram cartazes e os espalharam pelos corredores da escola.    












Nenhum comentário:

Postar um comentário